Radiologia Odontológica DigitalTomografia Computadorizada Odontológica Cone Beam
Post Dose de Sabedoria #1

Diagnóstico de impactação de terceiros molares

RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA APLICADA AO PLANEJAMENTO DE PROCEDIMENTOS DE CIRURGIA ORAL MENOR

Um dos procedimentos mais comuns dentro dos consultórios odontológicos é a cirurgia de remoção dos terceiros molares. Os exames radiográficos constituem importantes aliados na avaliação pré-cirúrgica da exodontia, visto que possibilitam observação das estruturas anatômicas e dentes circunjacentes, bem como a avaliação da anatomia dentária do elemento a ser extraído.

Exemplo em radiografia panorâmica:

 

Assim, através das radiografias panorâmicas é possível complementar o diagnóstico das inclusões de terceiros molares e determinar a classificação destes dentes quanto à sua posição na maxila e mandíbula. Em maxila, as raízes dos terceiros molares costumam observar relação de contato com os assoalhos dos seios maxilares e com os segundos molares, enquanto que em mandíbula existe a preocupação com a lesão ao feixe vásculo nervoso alveolar inferior, o posicionamento da raiz em relação ao trajeto do canal da mandíbula e sua relação de proximidade ou contato com as corticais vestibulares, lingual e da base da mandíbula.

Para favorecer o planejamento da terapêutica cirúrgica de forma adequada em casos mais complexos, a principal ferramenta de exames de imagens utilizada é a tomografia computadorizada cone beam, que permite a observação de estruturas nos três planos seccionais.


Dose de Sabedoria por: Dra Ana Luiza Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim