Radiologia Odontológica DigitalTomografia Computadorizada Odontológica Cone Beam

DOSE DE SABEDORIA #24

Achado Tomográfico: Forame Mentual Duplo

O canal mandibular presente bilateralmente na mandíbula se estende do forame mandibular no ramo da mandíbula até o forame mentual no corpo mandibular por onde passam o feixe vasculonervoso alveolar inferior. O forame mentual é uma abertura externa do canal mandibular, próximo às raízes dos pré-molares inferiores, por onde emerge o feixe vasculonervoso mentual. Em alguns casos, forames mentuais múltiplos podem ser observados. A presença dos forames mentuais acessórios requer atenção especial por parte do dentista em procedimentos que envolvem intervenções na mandíbula.

No caso seguir refere-se para um planejamento de implante que anteriormente foi solicitado uma radiografia panorâmica, como podemos observa na imagem a seguir não se visualiza com clareza a presença do forame mentual acessório (imagem 1).

Imagem 1 – Recorte da radiografia panorâmica da região posterior esquerda da mandíbula. Na seta azul observa-se o forame mentual.

            No exame tomográfico (cortes oblíquos e reconstrução 3D), verificou esta variação anatômica na região posterior esquerda da mandíbula (imagens 2 e 3).

Imagem 2 – Cortes oblíquos indicando o forame mentual (seta verde e sigla FM) nos cortes 92 e 96.

Imagem 3 – Reconstrução 3D da mandíbula da região Antero posterior esquerda e os forames mentuais

Assim, uma das principais importâncias do planejamento tomográfico para realização de implantes é analisar tridimensionalmente as estruturas anatômicas e possíveis variações anatômicas sem sobreposição, que neste caso específico, permite um melhor conhecimento principalmente no momento do bloqueio anestésico.




Dose de Sabedoria por: Dra Ana Luiza Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim

Siga nossas redes sociais!