Radiologia Odontológica DigitalTomografia Computadorizada Odontológica Cone Beam

DOSE DE SABEDORIA #43

A importância da radiografia panorâmica no diagnóstico e no plano de tratamento ortodôntico na fase da dentição mista


    A radiografia panorâmica se caracteriza pela possibilidade da visão global de todos os elementos dentários da maxila e mandíbula, assim como de seus constituintes ósseos.

   

Essa técnica radiográfica que se realiza fora da cavidade bucal, e por isso, é a mais aceita por todos os grupos de crianças, a radiografia panorâmica também apresenta inúmeras vantagens quando comparadas ao exame radiográfico intrabucal periapical, entre elas a possibilidade do exame dos arcos dentários em apenas uma única tomada radiográfica, a facilidade da execução da técnica e a baixa dose de radiação recebida pelo paciente. Entretanto, a radiografia panorâmica não substitui as técnicas radiográficas convencionais, uma vez que se apresenta com menor grau de detalhamento da imagem radiográfica.

   

A radiografia panorâmica permite examinar a parte média-inferior da face, em norma frontal e o uso rotineiro desta técnica radiográfica, por apresentar imagem extensa, revela um grande número de elementos, os quais muitas vezes não são detectados em radiografias periapicais. Por meio da imagem panorâmica pode visualizar os grupos de dentes de ambas as dentições, em ambas os arcos, ao mesmo tempo em que pode se observar as cavidades nasais, articulações temporomandibulares, osso mandibular e maxilar, identificar certas lesões, verificar o posicionamento intraósseo e o estágio de desenvolvimento dos germes dentários permanentes, calcular o estágio de reabsorção radicular dos dentes decíduos e avaliar a relação entre o dente decíduo e o permanente correspondente (imagem 1).


   

Imagem 1 –  Imagem de radiografia panorâmica de dentição mista

   

    Assim, a radiografia panorâmica na fase da dentadura mista fornece um meio para visualizar o desenvolvimento dos dentes e evidenciar as possíveis anomalias dentárias.


VEJA O POST ANTERIOR: Tomografia computadorizada x radiografia panorâmica na avaliação pré-cirúrgica em implantodontia

Dose de Sabedoria por: Dra Ana Luiza Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim

Siga nossas REDES SOCIAIS