Radiologia Odontológica DigitalTomografia Computadorizada Odontológica Cone Beam

DOSE DE SABEDORIA #45

“Achado radiográfico”: Múltiplos Supranumerários

Em odontologia, existem numerosas anomalias dentárias que influenciam no tamanho, na forma, no número, na estrutura e na irrupção dos dentes. O desenvolvimento dos dentes é um processo contínuo, no qual o crescimento fisiológico e os estágios morfológicos variáveis, juntos, resultam na forma e na estrutura dental final. Interferências ocorridas durante seu desenvolvimento podem resultar em únicos ou em múltiplos dentes supranumerários.

Assim, os dentes supranumerários representam um tipo de anomalia dentária, caracterizada pela formação de dentes além daqueles da dentição normal, ou seja, dentes extras aos normalmente esperados no processo normal de odontogênese.

Em uma extensa avaliação de múltiplos dentes supranumerária não associada a síndromes observou-se que a região dos pré-molares inferiores é o local de ocorrência mais comum de tais dentes. Os supranumerários na região de pré-molares distinguem- se dos demais pelas seguintes particularidades: podem se formar mais tarde no processo do desenvolvimento da dentição, assemelham-se aos dentes numerários (ainda que em tamanho reduzido, predominam na mandíbula e surgem isolados ou múltiplos). A literatura relata que de 8% a 10% dos dentes supranumerários estão localizados na região de pré-molares, e podem ser encontrados tanto na mandíbula quanto na maxila, diferindo dos demais supranumerários por apresentarem maior prevalência na mandíbula.

Com essas informações compartilhamos a imagem para ilustrar a presença de múltiplos dentes supranumerários nas regiões de pré-molares inferiores e superiores (Imagem 1). E para melhor avaliação da localização e relação com os dentes adjacentes orienta-se a realização de tomografia cone beam.

 

Imagem 1 – Radiografia panorâmica que ilustra a presença de múltiplos dentes supranumerários.

 Desta maneira, ressalto a importância desta avaliação mais ampla do complexo maxilo-mandibular com radiografia para a elaboração do plano de tratamento e como radiografia inicial para realização de exames de imagens complementares mais específicas.