Radiologia Odontológica DigitalTomografia Computadorizada Odontológica Cone Beam

DOSE DE SABEDORIA #54

Folículo Coronário – Explorando os estudos realizados por Prof. Alberto Consolaro.

 

A busca diária de conhecimento, tanto para serem aplicados na rotina da Radiologia Jardim, tanto para o compartilhamento de casos aqui no #dosedesabedoria, nos permite trazer informações além da radiologia e imaginologia odontológica. Hoje trarei como tema o Folículo Coronário.


O professor Alberto Consolaro (@professorconsolaro) descreveu em sua rede social sobre o assunto, em que diz: “O folículo pericoronário é rico em mediadores de reabsorção, especialmente o EGF ou fator de Crescimento Epidérmico ou Epitelial. A inflamação também tem muitos mediadores da reabsorção como prostaglandinas, citocinas e fatores de crescimento.

Em terceiros molares inferiores parcialmente irrompidos os folículos se inflamam e a exposição das janelas de dentina de JAC dos segundo molares é inevitável, sendo comum a RCE nesta situação clínica.

Já examinei microscopicamente casos como estes e encontrei clastos reabsorvendo a dentina socavando o esmalte. Parece cárie, mas mesmo quando afeta os próprios terceiros molares não irrompidos, trata-se de reabsorção a partir do fundo de sulcos e fissuras que, as vezes, expõem a dentina na região”.

Para ilustrar a explicação do Prof. Alberto Consolaro, separamos um caso de exame tomográfico, realizado para avaliar os terceiros molares inferiores.