Radiologia Odontológica DigitalTomografia Computadorizada Odontológica Cone Beam

Dose de Sabedoria #56

A utilização de guia cirúrgico no processo de reabilitação com implantes também pode ser realizada em quem apresenta perda parcial dos dentes.

Assim, a guia cirúrgica é confeccionada de forma personalizada de acordo com informações e exames realizados no paciente. Além disso as cirurgias com guia computadorizado diminuem a incidência de complicações após os implantes odontológicos. Para elaborar a guia cirúrgica dos implantes na maioria dos casos precisamos de 2 exames: uma tomografia computadorizada do maxilar e um escaneamento intraoral da arcada dentária.

Após a obtenção das imagens e exames do paciente iremos incorporar essas informações dentro de um software, que permite trabalhar com a posição dos implantes, número de implantes a ser utilizado, se a guia será apoiada em gengiva e ∕ou dentes vizinhos, profundidade e espessura e distância para estruturas anatômicas com dentes,  nervos e de outro implantes dentários.

            Portanto, todo o planejamento para implantes guiados é feito por softwares especializados que permitem ao implantodontista discutir o caso com o paciente e tudo o que será feito, antes da cirurgia. Além disso, entre as vantagens da cirurgia de implantes guiada por computador está a menor a possibilidade de acidentes cirúrgicos, e ainda:

– Melhor posicionamento dos implantes;

– Evita contato com estruturas anatômicas nobres;

– Torna a cirurgia em si mais rápida e menos invasiva;

– Melhor pós-operatório.

 

 


VEJA O POST ANTERIOR:

Dose de Sabedoria por: Dra Ana Luiza Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim

Siga nossas REDES SOCIAIS