Radiologia Odontológica DigitalTomografia Computadorizada Odontológica Cone Beam

DOSE DE SABEDORIA #69

Achado Anatômicos – Canal Nutrício

            Hoje na postagem do #dosedesabedoria mostraremos achados anatômicos visualizados a partir do estudo para reabilitação em mandíbula com implante realizado à partir do Morita X800.  Uma das características física do aparelho é possuir uma resolução extremamente alta de mais de 2,5 LP/mm a 10% MTF e um tamanho de voxel de 80 μm mostram até os menores detalhes. Assim um destes achados foi a localização do canal nutrício no corte oblíquo 74 (delimitado pelo pontilhado amarelo e seta / sigla CNN em verde) (imagem 1). Conceitualmente, canais nutrícios são estruturas anatômicas presentes no osso alveolar que representam a continuação do canal da mandíbula. Esses canais são derivados do ramo incisivo do nervo alveolar inferior, sendo atribuída a eles a função de promover um aporte nutrício entre os elementos neurovasculares e os dentes, como também, as suas estruturas adjacentes.

 

Imagem 1 – cortes oblíquos da região anterior da mandíbula e delimitação do canal nutrício no corte 72.

                Outros achados anatômicos que foi observado e de relevância no planejamento de implante é localização e posicionamento do canal mandibular e do forame mentual. Nas imagens 2 e 3 observa-se que o canal mandibular e o forame mentual apresentasse aflorado, ou seja, ambos apresentam adjacente a crista óssea do rebordo alveolar.

 

Imagem 2 – Cortes oblíquos que indicam o canal mandibular ( seta e sigla CMAFr em roxo) e o  forame mentual ( seta e sigla FMA me verde).

 

Imagem 3 –  Cortes oblíquos que indicam o canal mandibular ( seta e sigla CMAFr em roxo) e o  forame mentual ( seta e sigla FMA me verde).

                Nessa imagem 3 ainda se observa a presença do prolongamento anterior do canal mandibular no corte oblíquo 84 e indicado pela seta/ sigla PCM em azul.


VEJA O POST ANTERIOR! –

Dose de Sabedoria por: Dra Ana Luiza Riul, Dr. Luis Fernando Jardim e Dra. Patrícia Jardim

Siga nossas REDES SOCIAIS