Radiologia Odontológica DigitalTomografia Computadorizada Odontológica Cone Beam

RADIOGRAFIA PANORÂMICA

Norteando o profissional

Os primeiros estudos que culminaram na crianção da radiografia panorâmica foram iniciados em 1922 por Zalauf – que desenvolveu um método para realizar a tomada radiográfica panorâmica. Em 1949, Paatero estabeleceu estudos e conceitos de pantomografia (registo de imagem nítida em superfície curva). No Brasil, entretanto, os primeiros equipamentos de radiografia panorâmica chegaram na década de 70 e sua utilização até os dias atuais é indispensável na rotina da clínica odontológica. Esse exame permite ao dentista observar, além dos dentes, todo o complexo maxilo- mandibular. Trata-se de exame essencial ao planejamento e acompanhamento de procedimentos que serão ou foram executados pelo cirurgião dentista.

Dr. Danilo A de Oliveira, é mestre em Odontologia, especialista em Radiologia Dento Maxilo Facial – Radiologia e Pós Graduado em Tomografia Computadorizada esclarece quais dúvidas e indicações da Radiografia Panorâmica.

O QUE É A RADIOGRAFIA PANORÂMICA?

Dr. Danilo OliveiraTrata-se de exame complementar, não invasivo, de aproximadamente 15 segundos, no qual serão obtidas as imagens das arcadas superior e inferior além dos ossos da face. É uma das técnicas radiográficas mais solicitadas e difundidas em todas as especialidades da Odontologia. A visualização de todos os elementos dentais e suas estruturas anatômicas são de fácil compreensão para o Cirurgião Dentista, além da baixa dose de radiação emitida. Com os avanços tecnológicos, as imagem ganharam maior definição, proporcionando maior confiabilidade ao exame.

QUAIS AS INDICAÇÕES DA RADIOGRAFIA PANORÂMICA?

Dr. Danilo Oliveira – São várias as indicações, dentre elas: planejamento inicial em implantodontia, avaliação ortodôntica, avaliação do estado da dentição, bem como ausência dos elementos dentais, avaliação de lesões ósseas, sinusais ou elementos dentais semi-inclusos, inclusos, retidos ou ainda impactados. Indica-se também este exame para avaliação de suporte ósseo periodontal, além de avaliação de fraturas ósseas mandibulares, bem como lesões destrutivas das superfícies articulares da ATM.

EM MÉDIA, QUAL O CUSTO, TEMPO DE REALIZAÇÃO DO EXAME E DE RESULTADOS?

Dr. Danilo Oliveira – Os custos são acessíveis ao paciente, é importante frisar que alguns convênios cobrem este procedimento. O exame é rápido e os resultados saem imediatamente. Desta forma o paciente já leva o exame radiográfico e os mesmos são enviados ao e-mail do cirurgião-dentista.

 

danilo-tiff
DR. DANILO A DE OLIVEIRA

Mestre em Odontologia UNAERP, Especialista em Imagenologia Dento Maxilo Facial – Radiologia USP SP, Pós Graduado em Tomografia Computadorizada USP SP

Atua na Radiologia Odontológica Jardim e Volumetric Imaging Protocol – VIPTC